Skip to content

Capela

CAPELA “QUEM COMO DEUS?” NINGUÉM!

O amor pela liberdade de viajar e o sonho por qualidade de vida inspirou um jovem casal paulistano, forjado no mundo das multinacionais, a conceber em 2002 o Hotel Pousada Natural Brotas: Um refúgio para compartilhar o melhor que Brotas oferece, trazendo paz, prazer e felicidade a todos que têm o privilégio de ficar conosco. 

Desafios de todo tipo foram superados e quando foi atingido o mais completo amadurecimento a família criou um espaço sagrado para louvar a Deus e em ação de graças a bênçãos e livramentos concedidos,.Foi concebida a Capela “Quem Como Deus?”, inaugurada em 29/09/2021 (dia de São Miguel e dos Santos Anjos) e aberta ao público com horários no Google.

Nossa missão é contribuir na evangelização e salvação das almas, tão corrompidas pelas ilusões criadas por satanás, pela carne e pelo mundo.

QUEM É SÃO MIGUEL?

O Arcanjo Miguel é o chefe supremo dos exércitos dos anjos, guardião do trono de Deus e padroeiro da Igreja Católica como também de Israel. O nome hebraico Miguel é uma pergunta: “Quem como Deus”? E uma pergunta afirmação, pois “Ninguém é como Deus”.

Conhecido também como o arcanjo da justiça, do arrependimento e do purgatório, São Miguel Arcanjo é o grande guerreiro vencedor das forças do mal. Sua imagem é retratada como um guerreiro com espada e escudo muitas vezes sobre satanás ou também segurando uma balança.

Miguel é citado três vezes nas Sagradas Escrituras: Daniel 12; Carta de São Judas 9; Apocalipse 12, mas atua em muitas outras passagens da Bíblia sem ser mencionado diretamente seu nome.

ORAÇÃO A SÃO MIGUEL (Papa Leão Xlll)

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Sede o nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, pela Virtude Divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
Sacratíssimo Coração de Jesus, tende piedade de nós! (3x)


CONSAGRAÇÃO DA SUA FAMÍLIA A SÃO MIGUEL ARCANJO

Oh príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos. Meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou, me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence debaixo da vossa poderosíssima proteção. É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que de hoje em diante estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima, obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória. Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte. Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a vossa arma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no Céu.
São Miguel com todos os seus Santos Anjos, combatei e rogai por nós. (3x)


QUARESMA DE SÃO MIGUEL

INÍCIO: 15 de Agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora
FINAL: 28 de Setembro, véspera do dia dos Arcanjos
HISTÓRIA: São Francisco de Assis, em 1224, dois anos antes de seu falecimento, realizou a primeira quaresma em honra de São Miguel Arcanjo. Disse São Francisco: “Ó Senhor, meu Jesus Cristo, duas graças eu Te peço que me faças antes de eu morrer: a primeira é que, em vida, eu sinta na alma e no corpo, tanto quanto possível, aquelas dores que Tu, Doce Jesus, suportaste na hora da Tua dolorosa Paixão. A segunda, é que eu sinta, no meu coração, tanto quanto possível, aquele excessivo amor, do qual Tu, Filho de Deus, estavas inflamado, para voluntariamente suportar uma tal paixão por nós, pecadores”. Durante suas quaresmas, para não se igualar a Jesus, que ficou 40 dias e 40 noites em jejum total, São Francisco comia um pedaço de pão e bebia água no final de cada dia, pois se achava indigno de se igualar a Jesus. No dia 17 de setembro, durante sua quaresma, enquanto estava em oração no Monte Alverne, teve a visão de um Serafim que se aproximou e lhe trouxe as chagas de Cristo.
Para se preparar para esta quaresma é necessário:
Acender uma vela abençoada diante de uma imagem São Miguel;
Oferecer uma penitência durante os 40 dias;
Rezar todos os dias: oração inicial, ladainha de São Miguel e consagração a São Miguel. Se desejar, rezar o Rosário de São Miguel.

LADAINHA DE SÃO MIGUEL

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, luz dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte dos Cristãos, rogai por nós.
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso Advogado, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Oremos: Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, Príncipe da Igreja de Cristo, para que sejamos dignos de Suas promessas. Amém.


ROSÁRIO DE SÃO MIGUEL
Glória ao Pai…

Saudação ao primeiro coro de Anjos (SERAFINS)
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Serafins, para que o Senhor Jesus nos torne dignos de sermos abrasados de uma perfeita caridade. Amém. Glória ao Pai… Pai Nosso… Três Ave-Marias…

Saudação ao segundo coro de Anjos (QUERUBINS)
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Querubins, para que o Senhor Jesus nos conceda a graça de fugirmos do pecado e procurarmos a perfeição cristã. Amém. Glória ao Pai… Pai Nosso…Três Ave-Marias…

Saudação ao terceiro coro de Anjos (TRONOS)
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Tronos, para que Deus derrame em nossos corações o espírito de verdadeira e sincera humildade. Amém. Glória ao Pai… Pai Nosso…Três Ave-Marias…

Saudação ao quarto coro de Anjos (DOMINAÇÕES)
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Dominações, para que o Senhor nos conceda a graça de dominar nossos sentidos, e de nos corrigir das nossas más paixões. Amém. Glória ao Pai… Pai Nosso…Três Ave-Marias…

Saudação ao quinto coro de Anjos (POTESTADES)
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Potestades, para que o Senhor Jesus se digne de proteger nossas almas contra as ciladas e as tentações de satanás e dos demônios. Amém. Glória ao Pai… Pai Nosso… Três Ave-Marias…

Saudação ao sexto coro de Anjos (VIRTUDES)
Pela intercessão de São Miguel e do coro admirável das Virtudes, para que o Senhor não nos deixe cair em tentação, mas que nos livre de todo o mal.
Amém. Glória ao Pai… Pai Nosso…Três Ave-Marias…

Saudação ao sétimo coro de Anjos (PRINCIPADOS)
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Principados, para que o Senhor encha nossas almas do espírito de uma verdadeira e sincera obediência. Amém. Glória ao Pai… Pai Nosso…Três Ave-Marias…

Saudação ao oitavo coro de Anjos (ARCANJOS)
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Arcanjos, para que o Senhor nos conceda o dom da perseverança na fé e nas boas obras, a fim de que possamos chegar a possuir a glória do Paraíso. Amém.
Glória ao Pai… Pai Nosso…Três Ave-Marias…

Saudação ao nono coro de Anjos (ANJOS)
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Anjos, para que sejamos guardados por eles nesta vida mortal, para sermos conduzidos por eles à glória eterna do Céu. Amém. Glória ao Pai… Pai Nosso…Três Ave-Marias…

Ao final, reza-se
Um Pai Nosso em honra de São Miguel Arcanjo.
Um Pai Nosso em honra de São Gabriel.
Um Pai Nosso em honra de São Rafael.
Um Pai Nosso em honra de nosso Anjo da Guarda.

Antífona
Gloriosíssimo São Miguel, chefe e príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo; vós, cuja excelência e virtudes são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei pela vossa incomparável proteção, que adiantemos cada dia mais na fidelidade em servir a Deus. Amém.

Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo.
Para que sejamos dignos de suas promessas.

Oração
Deus, todo poderoso e eterno, que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para príncipe de Vossa Igreja o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora da nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado de sermos introduzidos por ele na presença da Vossa poderosa e augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Amém.

CÂNTICO A SÃO MIGUEL ARCANJO

Ó príncipe invencível.
Doce São Miguel.
Guardai-nos no combate.
Orai por nós. Orai por nós.
Lutai por nós. Doce São Miguel.

As mensagens da Virgem.
Grande São Miguel.
Obedecer fazei-nos.
Orai por nós. Orai por nós.
Lutai por nós. Doce São Miguel.

Por vós anjo imbatível.
Forte São Miguel.
Jaz lúcifer prostrado.
Orai por nós. Orai por nós.
Lutai por nós. Doce São Miguel.

De todo mal livrai-nos.
Justo São Miguel.
Conduzi-nos ao Céu.
Orai por nós. Orai por nós.
Lutai por nós. Doce São Miguel.


SÚPLICA ARDENTE DOS SANTOS ANJOS

Deus Uno e Trino, Onipotente e Eterno! Antes de recorrermos aos vossos servos, os Santos Anjos, prostramo-nos na vossa presença e Vos adoramos: Pai, Filho e Espírito Santo.
Bendito e louvado sejais por toda a eternidade!
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal: que todos os Anjos e homens, que por Vós foram criados, Vos adorem, Vos amem e permaneçam no vosso serviço!
E Vós, Maria, Rainha de todos os Anjos, aceitai benignamente as súplicas que dirigimos aos vossos servos; apresentai-as ao Altíssimo, Vós que sois a Medianeira de todas as graças e a onipotência suplicante, a fim de obtermos graça, salvação e auxílio.
Amém!
Poderosos Santos Anjos, que por Deus nos fostes concedidos para nossa proteção e auxílio, em nome da Santíssima Trindade, nós vos suplicamos:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos em nome do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos pelo poderosíssimo nome de Jesus:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos por todas as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos por todos os martírios de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos pela Palavra Santa de Deus:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos pelo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos em nome do amor que Deus tem por nós pobres:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos em nome da fidelidade de Deus por nós pobres:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos em nome da misericórdia de Deus por nós pobres:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos em nome de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos em nome de Maria, Rainha do Céu e da terra:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos em nome de Maria, vossa Rainha e Senhora:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos pela vossa própria bem-aventurança:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos pela vossa própria fidelidade:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos pela vossa luta na defesa do Reino de Deus:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos:
Protegei-nos com o vosso escudo!
Nós vos suplicamos:
Defendei-nos com a vossa espada!
Nós vos suplicamos:
Iluminai-nos com a vossa luz!
Nós vos suplicamos:
Salvai-nos sob o manto protetor de Maria!
Nós vos suplicamos:
Guardai-nos no Coração de Maria!
Nós vos suplicamos:
Confiai-nos às mãos de Maria!
Nós vos suplicamos:
Mostrai-nos o caminho que conduz à porta da vida: o coração aberto de Nosso Senhor!
Nós vos suplicamos:
Guiai-nos com segurança à casa do Pai Celestial!
Todos vós, nove coros dos Espíritos bem-aventurados:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nossos companheiros especiais e enviados por Deus:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Insistentemente vos suplicamos:
Vinde depressa, socorrei-nos!
O Sangue Preciosíssimo de Nosso Senhor e Rei foi derramado por nós pobres:
Insistentemente vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos!
O Coração de Nosso Senhor e Rei bate por amor de nós pobres:
Insistentemente vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos!
O Coração Imaculado de Maria, Virgem puríssima e vossa Rainha, bate por amor de nós pobres:
Insistentemente vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos!
São Miguel Arcanjo: Vós, Príncipe dos exércitos celestes, vencedor do dragão infernal, recebestes de Deus força e poder para aniquilar, pela humildade, a soberba do príncipe das trevas. Insistentemente vos suplicamos que nos alcanceis de Deus a verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no cumprimento contínuo da vontade de Deus e uma grande fortaleza no sofrimento e na penúria. Ao comparecermos perante o tribunal de Deus socorrei-nos para que não desfaleçamos!
São Gabriel Arcanjo: Vós, Anjo da Encarnação, Mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até mais suaves sugestões e apelos da graça emanados do Coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos suplicamos que fiqueis sempre junto de nós, para que compreendendo bem a Palavra de Deus e suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo!
São Rafael Arcanjo: Vós que sois lança e bálsamo do amor divino, nós vos suplicamos, feri o nosso coração e depositai nele um amor ardente de Deus. Que a ferida não se apague nele, para que nos faça perseverar todos os dias no caminho do amor. Que tudo vençamos pelo amor!
Anjos poderosos e nossos irmãos santos que servis diante do Trono de Deus, vinde em nosso auxílio.
Defendei-nos de nós próprios, da nossa covardia e tibieza, do nosso egoísmo e ambição, da nossa inveja e falta de confiança, da nossa avidez na busca da abundância, do bem-estar e da estima pública.
Desatai em nós as algemas do pecado e do apego às coisas terrenas. Tirai dos nossos olhos as vendas que nós mesmos lhes pusemos e que nos impedem de ver as necessidades do nosso próximo e a miséria do nosso ambiente, porque nos fechamos numa mórbida complacência de nós mesmos.
Cravai no nosso coração o aguilhão da santa ansiedade por Deus, para que não cessemos de procurá-Lo com ardor, contrição e amor.
Contemplai o Sangue do Senhor, derramado por nossa causa!
Contemplai as lágrimas da vossa Rainha, choradas por nossa causa!
Contemplai em nós a imagem de Deus, desfigurada por nossos pecados, que Ele por amor imprimiu em nossa alma!
Auxiliai-nos a reconhecer a Deus, a adorá-Lo, amá-Lo e servi-Lo!
Auxiliai-nos na luta contra o poder das trevas que, disfarçadamente, nos envolve e aflige.
Auxiliai-nos, para que nenhum de nós se perca, permitindo assim que um dia nos reunamos todos, jubilosamente na eterna Bem-aventurança.
Amém.

ÂNGELUS

O Anjo do Senhor anunciou a Maria,
E ela concebeu do Espírito Santo.
Eis aqui a escrava do Senhor.
Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
E o Verbo se fez Carne,
E habitou entre nós.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

INVOCAÇÃO AO ANJO DA GUARDA

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, hoje e sempre me rege, guarda, governa, guia e ilumina. Amém.
Anjo da Guarda, minha companhia, guardai minha alma de noite e de dia.

PODEROSÍSSIMO SANTO ROSÁRIO

O costume de contar pequenas orações de repetição nos dedos da mão, por meio de pedrinhas, grãos ou ossinhos, soltos ou unidos por um barbante, é muito antigo e utilizado por fiéis de muitas religiões. O budismo usa essa ferramenta antes do cristianismo. O islamismo usa três grupos de trinta e três contas para recitar noventa e nove nomes de Deus. No cristianismo os monges nos séculos IV e V começaram a adotar essa forma de oração. A designação de “rosário” pode ter origem no costume do povo oferecer coroas (guirlandas) de rosas à sua rainha. Os cristãos transferiram isto a Maria, a rainha do céu e da terra: oferecer-lhe uma coroa de 150 rosas – Ave-Marias. Em 2002, o Papa São João Paulo II acrescentou os mistérios luminosos. Mas o rosário antigo era formado pelos três terços tradicionais.Em 1214 São Domingos que a gravidade dos pecados dos homens estava obstruindo a conversão dos albigenses, adentrou-se numa floresta onde orou incessantemente por três dias e três noites. Durante esse tempo, ele não fez nada a não ser chorar e fazer duras penitências a fim de apaziguar a ira de Deus. Ele se utilizou de disciplina tão drástica que seu corpo ficou dilacerado e finalmente caiu em coma. Nessa hora, Nossa Senhora apareceu-lhe acompanhada de três Anjos, e lhe disse: “Querido Domingos, você sabe de que arma a Santíssima Trindade quer usar para mudar o mundo?” E continuou: “Quero que saibas que a principal peça de combate tem sido sempre o Saltério Angélico, que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus com a oração do meu Saltério.”
Oferecimento do Rosário. 1 Pai Nosso. 3 Ave Marias. Em cada mistério rezar 1 Pai Nosso, 1 Glória ao Pai e 10 Ave Marias, totalizando 203 Ave Marias. É rezado de 60 a 90 minutos dependendo das orações adicionaise velocidade das mesmas a serem rezadas. Finalizado com uma Salve Rainha.

MISTÉRIOS GOZOSOS (SEGUNDA-FEIRA E SÁBADO)

1. A ANUNCIAÇÃO DO ARCANJO GABRIEL A NOSSA SENHORA – “O anjo Gabriel entrou no lugar onde Maria estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo” (Lc 1,28).
2. A VISITA DE NOSSA SENHORA A SUA PRIMA SANTA ISABEL – “Maria foi à casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou: ‘bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre’” (Lc 1,41-42) .
3. O NASCIMENTO DE JESUS EM BELÉM – “Maria deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2, 7).
4. A APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS NO TEMPLO – “José e Maria levaram o Menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: `Todo primogênito masculino será consagrado ao Senhor’” (Lc 2, 22 – 28).
5. REENCONTRO DE JESUS NO TEMPLO ENTRE OS DOUTORES DA LEI – “Depois de três dias, José e Maria encontraram o Menino Jesus no templo. Ele estava sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos os que o ouviam ficavam maravilhados de sua sabedoria e de suas respostas” (Lc 2, 46).


MISTÉRIOS LUMINOSOS (QUINTA-FEIRA)

1. O BATISMO DE JESUS NO JORDÃO – Aqui, enquanto Cristo desce à água do rio, como inocente que “Se faz pecado por nós” (cf. 2 Cor 5, 21), “o céu abre-se e a voz do Pai proclama-O Filho dileto” (cf. Mt 3, 17 par), “ao mesmo tempo em que o Espírito vem sobre Ele para investi-lO na missão que O espera”.
2. A AUTO-REVELAÇÃO DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ – A Sua auto-revelação nas Bodas é o início dos sinais em Caná (cf. Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria, a primeira entre os crentes.
3. O ANÚNCIO DO REINO DE DEUS POR JESUS COM O CONVITE À CONVERSÃO – O Seu anúncio do Reino de Deus é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf. Mc 1, 15), perdoando os pecados de quem a Ele se dirige com humilde confiança (cf.Mc 2, 3-13; Lc 7, 47-48), início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à sua Igreja (cf. Jo 20, 22-23).
4. A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS – A Transfiguração é mistério de luz por excelência, que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai O acredita aos Apóstolos extasiados para que O “escutem” (cf. Lc 9, 35 par) e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.
5. A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA, EXPRESSÃO SACRAMENTAL DO MISTÉRIO PASCAL – A instituição da Eucaristia, na qual Cristo Se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando “até ao extremo” o seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação Se oferecerá em sacrifício.

MISTÉRIOS DOLOROSOS (TERÇA E SEXTA-FEIRA)

1. A AGONIA DE JESUS NO HORTO DAS OLIVEIRAS – “No monte das Oliveiras, Jesus, de joelhos, começou a orar. ‘Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua’. … Entrando em agonia, Jesus orava com mais insistência. Seu suor tornou-se como gotas de sangue que caíam no chão” (Lc 22, 39-45).
2. A FLAGELAÇÃO DE JESUS – “Pilatos perguntou: ‘que quereis que eu faça com o Rei dos judeus?’ Eles gritaram: ‘crucifica-o’. Pilatos querendo satisfazer a multidão, soltou Barrabás, mandou açoitar Jesus e entregou-o para ser crucificado” (Jo 19, 17).
3. A COROAÇÃO DE ESPINHOS – “Os soldados do governador tiraram a roupa de Jesus e o vestiram com um manto vermelho; depois trançaram uma coroa de espinhos e puseram-na em sua cabeça, e uma vara em sua mão direita” (Mt 27, 27-29).
4. A SUBIDA DOLOROSA DO CALVÁRIO – “Pilatos entregou Jesus para ser crucificado. E eles o levaram. Jesus, carregando ele mesmo a cruz, saiu para o lugar chamado Caveira (em hebraico: Gólgota)” (Jo 19, 16-17).
5. A CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS – “Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram e os malfeitores. … mais ou menos ao meio-dia… Jesus deu um forte grito: ‘Pai , em tuas mãos entrego o meu espírito’. Dizendo isto, expirou” (Lc 23, 33-46).

MISTÉRIOS GLORIOSOS (QUARTA-FEIRA E DOMINGO)

1. A RESSURREIÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO – “O anjo falou às mulheres: ‘Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava” (Mt 28, 5-7).
2. A ASCENSÃO ADMIRÁVEL DE JESUS CRISTO AO CÉU – “Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus” (Mc 16, 19).
3. A VINDA DO ESPIRITO SANTO – Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. … Todos ficaram repletos de Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se” (At 2, 1-4).
4. A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU – “Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas” (Ap 12, 1).
5. A COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA NO CÉU – “Tu és a glória de Jerusalém, a alegria de Israel, a honra de nosso povo. O Senhor te fortaleceu e por isso serás eternamente bendita” (Jdt 15, 10-11).

ORAÇÃO A AUGUSTA RAINHA DOS CÉUS E SENHORA DOS ANJOS

HISTÓRIA
No dia 13 de Janeiro de 1864, o Bem-aventurado Padre Luís-Eduardo Cestac foi subitamente atingido por um raio da luz divina. Ele viu demônios espalhados por toda a terra, causando uma imensa confusão. Ao mesmo tempo, ele teve uma visão da Virgem Maria. Nossa Senhora lhe revelou que realmente o poder dos demônios fora desencadeado em todo o mundo e que então, mais do que nunca, era necessário rezar à Rainha dos Anjos e pedir a ela que enviasse as legiões dos santos anjos para combater e derrotar os poderes do inferno.
“Minha Mãe”, disse o padre, “vós sois tão bondosa, por que então não enviais por vós mesma estes anjos, sem que ninguém vos peça?”
“Não”, respondeu a Santíssima Virgem, “a oração é uma condição estabelecida pelo próprio Deus para a obter esta graça.”
“Então, Mãe santíssima – disse o sacerdote – ensinai-me como quereis que se vos peça!”
Foi então que o Bem-aventurado Luís-Eduardo Cestac recebeu a oração “Augusta Rainha dos céus”. “Meu primeiro dever – disse ele – era apresentar esta oração a Monsenhor La Croix, bispo de Bayonne, que se dignou a aprová-la. Cumprido este dever, fiz imprimir 500.000 cópias, e providenciei que fossem distribuídas em todos os lugares. Não devemos esquecer que, da primeira vez que as imprimimos, a máquina impressora chegou a quebrar duas vezes”.
Esta oração foi indulgenciada pelo Papa São Pio X no dia 8 de julho de 1908. Recomenda-se que seja aprendida de cor:

ORAÇÃO
Augusta Rainha dos Céus e Senhora dos Anjos,
Vós que recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás,
Humildemente Vos rogamos
Que envieis as Legiões Celestes
Para que as Vossas ordens persigam e combatam os demônios por toda parte, refreando a sua audácia e precipitando-os no abismo.

Quem é como Deus? Ninguém!

Oh bondosa e carinhosa Mãe, Vós sereis sempre o nosso Amor e a nossa esperança.
Oh divina Mãe, enviai os Santos Anjos em nossa defesa, afastando para longe de nós o cruel inimigo.

Quem como Deus? Ninguém!

Oh Senhor, que a nossa oração suba a Vós como incenso colocado aos pés da Imaculada Virgem Maria.
E sob o patrocínio dela seja levada a vós sob a mão dos santos anjos.

São Miguel, São Gabriel, São Rafael, Santo Anjo da nossa guarda. Combatei e Rogai por nós!

PAI NOSSO

Pai Nosso que estais nos Céus,
santificado seja o vosso Nome,
venha a nós o vosso Reino,
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do Mal. Amém.

AVE MARIA

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

ORAÇÃO DA MEDALHA MILAGROSA

Oh Maria concebida sem pecado
Rogai por nós que recorremos a Vós

SAUDAÇÃO A NOSSA SENHORA (AVE MARIS STELLA)

Ave, do mar Estrela, Bendita Mãe de Deus,
Fecunda e sempre Virgem, Portal feliz dos céus.

Ouvindo aquele Ave do anjo Gabriel,
mudando de Eva o nome, trazei-nos paz do céu.

Ao cego iluminai, ao réu livrai também;
de todo mal guardai-nos e dai-nos todo o bem.

Mostrai ser nossa Mãe, levando a nossa voz
a Quem, por nós nascido, dignou-se vir de vós.

Suave mais que todas, Oh! Virgem sem igual,
fazei-nos mansos, puros, guardai-nos contra o mal.

Oh! Dai-nos vida pura, guiai-nos para a luz,
e um dia, ao vosso lado, possamos ver Jesus.

Louvor a Deus, o Pai, e ao Filho, Sumo Bem,
com seu Divino Espírito agora e sempre. Amém!

CORDEIRO DE DEUS

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz!

ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

HISTÓRIA: A partir de 1673, com as revelações do Coração de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus se difundiu e como consequência se estabeleceu um apostolado para sua divulgação. Nestas visões Jesus revela à santa 12 promessas, a saber:
1ª – “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2ª – “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
3ª – “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4ª – “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5ª – “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6ª – “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7ª – “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
8ª – “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9ª – “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10ª – “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11ª – “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12ª – “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

ORAÇÃO

Ó meu Jesus, que dissestes: “Em verdade vos digo, pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e ser-vos-á dado”. Eis que bato, procuro e peço a graça.
– Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!
Ó meu Jesus, que dissestes: “Em verdade, vos digo, qualquer coisa que pedis ao meu Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá!” Eis que ao Vosso Pai, em Vosso nome, eu vos peço a graça.
– Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!
Ó meu Jesus, que dissestes: “Em verdade, vos digo, passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão!” Eis que, apoiado na infalibilidade das Vossas santas palavras, eu Vos peço a graça.
– Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!
Oração: Ó Sagrado Coração de Jesus, a quem uma única coisa é impossível, isto é, a de não ter compaixão dos infelizes, tende piedade de nós, míseros pecadores, e concedei-nos as graças que Vos pedimos por intermédio do Coração Imaculado da Vossa e nossa terna Mãe. São José, Amigo do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós.
– Salve Rainha.

ORAÇÃO DE SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO

Deus Todo Poderoso, que sofrestes a morte perante a madeira sagrada, por todos os nossos pecados, sede comigo.
Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós,
Santa Cruz de Jesus Cristo sede a minha esperança,
Santa Cruz de Jesus Cristo derramai sobre mim todo o bem,
Santa Cruz de Jesus Cristo desviai de mim todo o mal,
Santa Cruz de Jesus Cristo fazei com que eu siga o caminho da salvação,
Santa Cruz de Jesus Cristo livrai-me dos incidentes corporais e temporais,
Santa Cruz de Jesus Cristo eu vos adoro para sempre,
Santa Cruz de Jesus Cristo fazei com que os espíritos malignos e invisíveis se afastem de mim, conduzindo-me Jesus à vida eterna. Amém.
Por todos os séculos dos séculos.

ALMA DE CRISTO (ORAÇÃO DA COMUNHÃO)

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de Vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que me separe de Vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me
e mandai- me ir para Vós,
para que com os vossos Santos Vos louve
por todos os séculos dos séculos.
Amém.

GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, cordeiro de Deus, filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós o Senhor; só Vós o Altíssimo; Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém

SANTO SENHOR DEUS DO UNIVERSO

Santo, Santo, Santo
Senhor Deus do universo
O céu e a terra proclamam a Vossa glória
Hosana nas alturas
Bendito o que vem em nome do Senhor
Hosana nas alturas

ORAÇÃO REPARADORA DO ANJO DA PAZ EM FÁTIMA

Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-Vos perdão pelos os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam. (3X)

 

 

CREDO

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém! 

ORAÇÃO DE SÃO BENTO

A Cruz Sagrada seja a minha luz,
Não seja o dragão o meu guia.
Retira-te, satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mal o que tu me ofereces,
Bebe tu mesmo os teus venenos.

Iniciais em latim da Medalha de São Bento)
Crux Sancti Patris Benedicti
(Cruz Sagrada do Padre Bento)

Crux Sacra Sit Mihi Lux
Non Draco Sit Mihi Dux
Vade Retro Satana
Nunquam Suade Mihi Vana
Sunt Mala Quae Libas
Ipse Venena Bibas

BREVE EXORCISMO DE SANTO ANTÔNIO

– Eis a Cruz do Senhor: fugi potências inimigas!
– Venceu o Leão da tribo de Judá, o Filho de Davi! Aleluia!

O Senhor Jesus Cristo esteja junto de nós para nos defender; dentro de nós, para nos conservar; à frente de nós para nos guiar; atrás de nós para nos guardar; sobre nós para nos abençoar, Ele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

A bênção de Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre nós e permaneça para sempre. Amém.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém

ORAÇÃO COURAÇA DE SÃO PATRÍCIO

Levanto-me, neste dia que amanhece, Por uma grande força, pela invocação da Trindade, Pela fé na Tríade, Pela afirmação da unidade Do Criador da Criação. Levanto-me neste dia que amanhece, Pela força do nascimento de Cristo em Seu batismo, Pela força da crucificação e do sepultamento, Pela força da ressurreição e ascensão, Pela força da descida para o Julgamento Final. Levanto-me, neste dia que amanhece, Pela força do amor dos Querubins, Em obediência aos Anjos, A serviço dos Arcanjos, Pela esperança da ressurreição e da recompensa, Pelas orações dos Patriarcas, Pelas previsões dos Profetas, Pela pregação dos Apóstolos Pela fé dos Confessores, Pela inocência das Virgens santas, Pelos atos dos Bem-aventurados. Levanto-me neste dia que amanhece, Pela força do céu: Luz do sol, Clarão da lua, Esplendor do fogo, Pressa do relâmpago, Presteza do vento, Profundeza dos mares, Firmeza da terra, Solidez da rocha. Levanto-me neste dia que amanhece, Pela força de Deus a me empurrar, Pela força de Deus a me amparar, Pela sabedoria de Deus a me guiar, Pelo olhar de Deus a vigiar meu caminho, Pelo ouvido de Deus a me escutar, Pela palavra de Deus em mim falar, Pela mão de Deus a me guardar, Pelo caminho de Deus à minha frente, Pelo escudo de Deus que me protege, Pela hóstia de Deus que me salva, Das armadilhas do demônio, Das tentações do vício, De todos que me desejam mal, Longe e perto de mim, Agindo só ou em grupo. Conclamo, hoje, tais forças a me protegerem contra o mal, Contra qualquer força cruel que ameace meu corpo e minha alma, Contra a encantação de falsos profetas, Contra as leis negras do paganismo, Contra as leis falsas dos hereges, Contra a arte da idolatria, Contra feitiços de bruxas e magos, Contra saberes que corrompem o corpo e a alma. Cristo guarde-me hoje, Contra veneno, contra fogo, Contra afogamento, contra ferimento, Para que eu possa receber e desfrutar a recompensa. Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim, Cristo em mim, Cristo em baixo de mim, Cristo acima de mim, Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda, Cristo ao me deitar, Cristo ao me sentar, Cristo ao me levantar, Cristo no coração de todos os que pensarem em mim, Cristo na boca de todos que falarem em mim, Cristo em todos os olhos que me virem, Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem. Levanto-me, neste dia que amanhece, Por uma grande força, pela invocação da Trindade, Pela fé na Tríade, Pela afirmação da Unidade, Pelo Criador da Criação. Amém.

ORAÇÕES DIÁRIAS

Oferecer a Deus todas as suas atividades cotidianas como forma de orações para Ele.

Em nome de DEUS PAI CRIADOR
Em nome de DEUS FILHO REDENTOR
Em nome de DEUS ESPIRITO SANTO SANTIFICADOR

Oh Sangue e Água que jorraste do coração de Jesus como fonte de Misericórdia para nós, nós confiamos em Vós!

Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão pelos os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Oh Virgem dolorosíssima, as Vossas lágrimas derrubaram o império infernal.

ORAÇÕES PARA BÊNÇÃOS DA CASA

Santos Anjos selem minha casa no Sangue de Jesus.
Eu e minha casa servimos ao Senhor.
Doce Coração de Maria seja a minha salvação.

ORAÇÃO PARA COMUNHÃO ESPIRITUAL (MISSAS ONLINE)

Ó meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos sobre todas as coisas, e a minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora, de maneira sacramental, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. (Pausa para meditação)

INTENÇÕES DO ROSÁRIO

– Pela Paz no mundo;
– Pela União das famílias;
– Pelo Papa, pelos Sacerdotes, pelas Vocações, pela Igreja;
– Pelos Jovens;
– Pelas Almas do Purgatório;
– Pela Cura dos doentes;
– Pela Conversão dos que não creem e dos pecadores;
– Pelo Triunfo do Imaculado Coração de Maria;
– Pelos Dons do Espírito Santo.

JACULATÓRIA: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa Misericórdia!

ORAÇÃO ANTES DE LER A BÍBLIA E ANTES DO ROSÁRIO

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
(usada em muitas situações, como antes do Rosário e antes de ler a Bíblia)

Vinde Espírito Santo, vinde por meio da poderosa Intercessão do imaculado coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa (3x).

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Ó Espírito Santo, alma de minha alma, eu vos adoro, esclarecei-me, guiai-me, fortificai-me, consolai-me, aconselhai-me, ensinai-me o que devo fazer, dai-me as vossas ordens, eu prometo submeter-me a tudo o que desejardes de mim e a aceitar tudo o que permitirdes que me aconteça, fazei-me conhecer somente a vossa vontade!
Divino Espírito Santo, força da nossa fraqueza, auxílio do nosso nada, sabedoria da nossa ignorância, tende compaixão de nós. Sede a minha luz, sede a minha força, sede o meu amor. Vinde, vivei em mim e transformai-me.
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre: o que devo pensar, o que devo dizer, o que devo calar, o que devo escrever, como devo agir, aquilo que devo fazer, para alcançar a Vossa glória, a salvação das almas e minha própria santificação. Amém.

PARA PEDIR O ESPÍRITO SANTO (REZAR COM O CORAÇÃO E FIRME VONTADE)

Oh Espírito Santo, alma de minha alma, eu vos adoro, esclarecei-me, guiai-me, fortificai-me, consolai-me, aconselhai-me, ensinai-me o que devo fazer, dai-me as vossas ordens, eu prometo submeter-me a tudo o que desejardes de mim e a aceitar tudo o que permitirdes que me aconteça, fazei-me conhecer somente a vossa vontade!
Divino Espírito Santo, força da nossa fraqueza, auxílio do nosso nada, sabedoria da nossa ignorância, tende compaixão de nós. Sede a minha luz, sede a minha força, sede o meu amor. Vinde, vivei em mim e transformai-me.
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre: o que devo pensar, o que devo dizer, o que devo calar, o que devo escrever, como devo agir, aquilo que devo fazer, para alcançar a Vossa glória, a salvação das almas e minha própria santificação. Amém.
Espírito Santo, Deus de Amor, concede-me: uma inteligência que Te conheça; uma angústia que Te procure; uma sabedoria que Te encontre; uma perseverança que, enfim, Te possua. Amém.
Espírito Santo de Deus, consagro-Te hoje todo o meu ser, vontade, inteligência, memória, imaginação e afetividade. Conduz-me pelos Teus caminhos, guia-me com a Tua sabedoria para a vida plena de Jesus. Cria em mim um coração puro e humilde, mas que tenha a ousadia e o ardor dos mártires. Enche-me com os Teus dons, santifica-me com os Teus frutos. Restaura todo o meu viver, para que eu seja um canal do Teu amor. Amém.
Espírito Santo, concedei-me o dom da Sabedoria, a fim de que cada vez mais aprecie as coisas divinas e, abrasado pelo fogo do Vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano, e me una para sempre a Cristo, sofrendo neste mundo por seu amor.
Espírito Santo, concedei-me o dom do Entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da Vossa graça, entenda bem as sublimes verdades da salvação e da doutrina da santa religião.
Espírito Santo, concedei-me o dom do Conselho, tão necessário nos melindrosos passos da vida, para que escolha sempre aquilo que mais seja do Vosso agrado, siga em tudo a Vossa divina graça e saiba socorrer o meu próximo com bons conselhos.
Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que despreze todo o respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria de espírito, o desprezo, o prejuízo, as perseguições e a própria morte, antes de renegar por palavras e obras a Cristo.
Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais a minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma, e para que veja sempre claramente as ciladas do demónio, da carne, do mundo, a fim de as evitar.
Espírito Santo, concedei-me o dom da Piedade, que tornará delicioso o meu trato e colóquio Convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, a Maria Santíssima e a todos os homens como meus irmãos, em Jesus Cristo.
Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu me lembre sempre, com suma reverência e profundo respeito, a Vossa divina presença, trema como os próprios anjos diante da Vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar-Vos!
Vinde, Espírito Santo, ficai comigo e derramai sobre mim as Vossas divinas bênçãos. Amém.
Vem, Espírito Santo, e renova em mim a chama do Teu amor. Enche-me da fé, e revela com a Tua luz todos os meus pecados e traumas. Liberta-me, Espírito Santo, e faz de mim uma nova criatura. Santifica o meu espírito e alma, renovando também todo o meu ser, emoções, mente, ouvidos, olhos, lábios e atos. Capacita-me a viver a Palavra de Jesus Cristo em toda a sua profundidade. E agora, Espírito Santo, dá-me os Teus dons para que eu possa servir melhor o Reino de Deus, amando, indistintamente, todos os meus irmãos. Mas, acima de tudo, derrama o dom do louvor, para que, em tudo e por tudo, eu glorifique o Senhor Nosso Deus. Amém.

PARA DESCOBRIR BRECHAS ABERTAS AO PECADO EM SUA FAMÍLIA, REZAR POR 9 DIAS CONTÍNUOS

Chamar o Espírito Santo, ler o Salmo 1 e ler Mateus 6, 24-34
Oração ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor! Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra! Acendei neles o fogo do Vosso amor, enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra. Doce Espírito Santo fazei de mim morada do Senhor!
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Vossa consolação. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Salmo 1 1.Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores. 2.Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite. 3.Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera. 4.Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva. 5.Por isso não suportarão o juízo, nem permanecerão os pecadores na assembleia dos justos. 6.Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição.
Mateus 6 24.Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. 25.Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? 26.Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? 27.Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? 28.E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. 29.Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. 30.Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 31.Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? 32.São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. 33.Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. 34.Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.

OS 10 MANDAMENTOS

1º Mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas A maior prova de amor que podemos dar é fazer a Sua vontade amando Jesus e seguindo Seu Evangelho, pois quem O ama guarda Suas palavras (Cf. João 14,24). Podemos amar a Deus sendo pacientes com aquelas pessoas mais difíceis para nós, perdoando aqueles que nos ofenderam, fazendo a caridade com os mais necessitados. Já o contrário é o “amor de si mesmo até o desprezo de Deus” (Santo Agostinho). Por exemplo: quando humilhamos alguém, quando não somos solidários com a dor do próximo e não estendemos a mão, mesmo podendo ajudar.

2º Mandamento: Não tomar Seu santo nome em vão. Diz respeito a todo uso inconveniente do nome de Deus, dos santos, da Igreja e das coisas sagradas. A blasfêmia (insultar a dignidade do Sagrado) é uma atitude grave, principalmente quando contra Deus são ditas palavras de ódio, ofensas, desafios, piadas, ou qualquer tipo de abuso de Seu nome para justificar comportamentos errados.. O nome do Senhor é muito especial e sagrado, não é mesmo? Por isso, devemos guardá-lo, zelá-lo. Vamos sempre empregar nas suas próprias palavras para bendizer, louvar e glorificar (Cf. CIC 2143).

3º Mandamento: Guardar domingos e festas de guarda. O domingo é o dia em que Jesus ressuscitou. Em diversos relatos bíblicos vemos como a Igreja primitiva respeitava e guardava esse dia: Jo 20,19-23.26; At 2,1; At 20,7; 1Cor 16,2; Ap 1,10. cf. Hb 4,3-11. A instituição do Dia do Senhor contribui para que todos gozem do tempo de descanso e lazer suficiente, que lhes permita cultivar a vida familiar, cultural, social e religiosa. Aos domingos e outros dias festivos de preceito, os fiéis não devem se ocupar com trabalhos e negócios que afastem a alegria própria do Dia do Senhor.

4º Mandamento: Honrar pai e mãe. Esse mandamento se refere ao dever de honra que temos com nossos pais e todos os que têm autoridades sobre nós, como professores, tutores, chefes, governadores, entre outros. Devemos ter muita caridade, respeito e obediência. Isso inclui ter atitudes de perdão, paciência, cumprimento com as regras da casa, ajuda nos afazeres domésticos e prestar a devida ajuda material e moral nos anos de velhice ou quando precisarem, principalmente quando essa ajuda for para questões de saúde: física, mental ou espiritual.

5º Mandamento: Não matar. A vida humana é sagrada e só Deus é senhor da vida, desde o seu começo até o seu fim. Por isso, é pecado grave cometer ou apoiar, direta ou indiretamente, o aborto, a eutanásia, os homicídios voluntários, tráfico, corrupção, a falta de assistência e socorro aos vulneráveis, suicídio. É pecado atentar contra a vida e contra o amor, se expondo a condições de risco. Igualmente é atentar contra a vida se entregar aos abusos de bebida, comida, medicamentos, etc. Por fim, também é grave expor alguém ao pecado ou ferir sua dignidade. Até odiar o seu irmão e matá-lo em seu coração vai contra esse mandamento.

6º Mandamento: Não pecar contra a castidade. O sexo masculino e feminino, com igual dignidade, embora de modo diferente, são imagem do poder e da ternura de Deus. A sexualidade é dom divino e foi dada para cada pessoa numa ordem que a realiza e santifica. Devemos direcionar a sexualidade para o amor através da castidade, que não se trata apenas de se resguardar, mas de amar com a totalidade de si. Como a castidade é sinônimo de amor, peca contra ela toda forma egoísta de buscar o prazer pelo prazer, como, por meio do sexo fora do casamento, da pornografia, prostituição e infidelidade nos relacionamentos.

7º Mandamento: Não furtar. Fala sobre o respeito ao destino universal dos bens, o direito à propriedade privada. E quando esse mandamento não é obedecido? Quando alguém pratica o roubo, não devolve coisas emprestadas ou perdidas por outras pessoas, comete fraude no comércio, paga salários injustos, cobra valores abusivos, quem pratica ou colabora com corrupção, fraudes, falsificações e desperdícios diversos. Também devemos não desperdiçar nada, doar a quem precisa o que nos sobra, praticando a caridade e dividindo o que nos é emprestado por Deus neste mundo.

8º Mandamento: Não levantar falso testemunho. Em tempos de “fake news”, esse mandamento diz respeito ao tipo de relação que devemos ter uns com os outros, pois sem a confiança no que é verídico, não seríamos capazes de viver bem em sociedade. Quem não está em comunhão com a verdade, não está em comunhão com Deus (cf. João 1,6). Muitas vezes, levantar falso testemunho acontece por motivos de interesse, ganância, adulação, vanglória, manipulação da opinião, para difamar alguém ou falta de compromisso com o bem coletivo e a verdade. Qualquer falta cometida contra a justiça e contra a verdade implica o dever da reparação.

9º Mandamento: Não desejar a mulher (ou marido) do próximo. Toda pessoa é feita de alma e corpo, mas algumas tendências acabam por causar certa contrariedade entre essas duas dimensões, que são chamadas concupiscências, ou seja, ambições desmedidas e exageradas pelo prazer, pelo poder e pelas posses. Por exemplo: a alma humana almeja o amor gratuito, mas a concupiscência do prazer pede por mais e mais doses de satisfação e, cedendo a esse anseio, conduz a práticas egoístas, como a infidelidade e vícios. Do coração procedem as más intenções, os assassínios, os adultérios, as prostituições (Mateus 15,19).

10º Mandamento: Não cobiçar as coisas alheias. É lícito desejar ter coisas que realmente necessitamos, desde que adquiridas de forma honesta. É possível admirar algo que alguém conquistou e querer também atingir um objetivo parecido sem desejar que aquela pessoa não tenha e sem querer ter exatamente aquilo que ela tem. Quando cobiçamos bens materiais exageradamente podemos acabar querendo o que pertence a outra pessoa. Ao sentimos certa tristeza quando alguém tem algo que não temos ou desejamos nos apropriar daquilo de forma desmedida, isso se torna o pecado da inveja.

ARMADURA DO CRISTÃO (CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS 6)

7.Servi com dedicação, como servos do Senhor e não dos homens. 8.E estai certos de que cada um receberá do Senhor a recompensa do bem que tiver feito, quer seja escravo, quer livre. 9.Senhores, procedei também assim com os servos. Deixai as ameaças. E tende em conta que o Senhor está no céu, Senhor tanto deles como vosso, que não faz distinção de pessoas. 10.Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. 11.Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. 12.Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. 13.Tomai, portanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. 14.Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, 15.e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. 16.Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17.Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus. 18.Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.

SALMO 50 – ARREPENDIMENTO E PEDIDO DE PERDÃO

1 Ao mestre de canto. Salmo de Davi, 2 quando o profeta Natã foi encontrá-lo, após o pecado com Betsabé. 3 Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniquidade. 4 Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado. 5 Eu reconheço a minha iniquidade, diante de mim está sempre o meu pecado. 6 Só contra vós pequei, o que é mau fiz diante de vós. Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento. 7 Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado. 8 Não obstante, amais a sinceridade de coração. Infundi-me, pois, a sabedoria no mais íntimo de mim. 9 Aspergi-me com um ramo de hissope e ficarei puro. Lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve.*
10 Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria, para que exultem os ossos que triturastes. 11 Dos meus pecados desviai os olhos, e minhas culpas todas apagai. 12 Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza. 13 De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso santo Espírito. 14 Restituí-me a alegria da salvação, e sustentai-me com uma vontade generosa. 15 Então, aos maus ensinarei vossos caminhos, e voltarão a vós os pecadores. 16 Deus, ó Deus, meu salvador, livrai-me da pena desse sangue derramado, e a vossa misericórdia a minha língua exaltará. 17 Senhor, abri meus lábios, a fim de que minha boca anuncie vossos louvores. 18 Vós não vos aplacais com sacrifícios rituais; e se eu vos ofertasse um sacrifício, não o aceitaríeis. 19 Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar. 20 Senhor, pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência, reconstruí os muros de Jerusalém. 21 Então, aceitareis os sacrifícios prescritos, as oferendas e os holocaustos; e sobre vosso altar vítimas vos serão oferecidas.

SALMO 90 – DEUS É O REFÚGIO DE NOSSA ALMA

1 Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, 2 dize ao Senhor: “Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em quem eu confio”. 3 É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa.4 Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção.5 Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia, 6 nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia. 7 Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita: tu não serás atingido. 8 Porém, verás com teus próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores, 9 porque o Senhor é teu refúgio. Escolheste, por asilo, o Altíssimo. 10 Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, 11 porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.12 Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. 13 Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão. 14 Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome. 15 Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulação estarei com ele. Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória.16 Será favorecido de longos dias, e eu lhe mostrarei a minha salvação.

MATHEUS 6 – SERMÃO DA MONTANHA

19 Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. 20 Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. 21 Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração. 22 O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. 23 Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas! 24 “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza.* 25 Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? 26 Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? 27 Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? 28 E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. 29 Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. 30 Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 31 Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? 32 São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. 33 Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. 34 Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.”

Fontes:
Bíblia Ave Maria
Instituto Hesed – Irmã Kelly Patrícia
Frei Gilson – Som do Monte
Dra. Filó

Capela

Um hotel pousada de alta qualidade rodeado por natureza, rios, cachoeiras e sítios turísticos.

© Hotel Natural Brotas
CNPJ: 04.733.502/0001-82
Fluvial Web Estratégias Digitais